GERAL
O que é o ZapCast?
O ZapCast é uma ferramenta online eficaz que permite que você envie e receba mensagens usando o serviço de mensagem do WhatsApp. Ela possibilita que você se comunique de forma rápida, confiável e econômica com os seus clientes via smartphone.
Com o ZapCast você pode enviar e receber mensagens de texto, emojis, imagens, links, mensagens de áudio e vídeos, e se comunicar simultaneamente com quantos contatos quiser. Essas vantagens possibilitam que sua marca estreite e fortaleça o contato com seus clientes.
O funcionamento é muito simples. Depois de criar sua newsletter, você escreve uma mensagem através do painel de controle e o ZapCast faz o envio de forma automática. Assim, você economiza muito tempo e pode facilmente utilizar vários canais segmentados de conteúdo.
Como as mensagens são enviadas?
Mensagens podem ser enviadas de forma simples e conveniente através do seu painel de controle. Elas podem ser transmitidas tanto para um destinatário individual quanto simultaneamente para um grande número de assinantes em um único canal.
Não é possível fazer tudo isso sem pagar por uma ferramenta?
Você pode usar um smartphone para enviar mensagens a clientes usando qualquer serviço de mensagem, caso os clientes tenham concordado em recebê-las. Porém, quando você tem centenas de contatos ou mais, a administração torna-se complicada e o smartphone usado deve estar sempre pronto e ao alcance para receber mensagens. A função de listas de transmissão (broadcast) do WhatsApp também permite endereçar somente 300 contatos sem que você seja visto como spammer, e tenha seu número bloqueado.
O ZapCast lida com todos os processos, tais como registro e cancelamento de registro dos usuários (double opt-in), planejamento e envio das mensagens, registro de estatísticas e armazenamento de dados em segundo plano. Assim, você pode se concentrar apenas no que importa – a comunicação com seus clientes – sem precisar lidar com detalhes técnicos.
Quanto custa o ZapCast?
Oferecemos diferentes planos, de acordo com o tamanho das suas necessidades.
O menor pacote, para até 300 contatos, está disponível por um preço básico mensal a partir de € 49,00. Além do valor básico mensal, também são incorridos custos para cada contato ativo que passar da sua franquia. Dependendo do tamanho do pacote, eles variam entre €0,09 e €0,03. O número de mensagens enviadas e recebidas é ilimitado.
Todas as informações sobre o preço de nossos pacotes, incluindo detalhes de encomenda, são fornecidas aqui: www.zapcast.com.br
É possível fazer um upgrade de plano?
Sim. Se você quer mudar para um pacote maior com franquia maior de assinantes, um upgrade é possível sem nenhum problema. Neste caso, por favor entre em contato com seu representante de vendas ou com a equipe de Serviço ao Cliente em suporte@zapcast.com.br.
Quais empresas usam o ZapCast?
Centenas de empresas já estão usando o ZapCast, entre elas: PlantasDeCasas.com, ComoFaz, AG Fight e muitas mais!
REGISTRO E CANCELAMENTO DE REGISTRO
Como um usuário faz para se cadastrar e descadastrar de uma newsletter?
Ele deve seguir os seguintes passos:
- A parte interessada abre o widget em seu website e conhece o número do seu Whatsapp, gerado pelo ZapCast.
- Em seguida, eles salvam o número de celular em seus contatos e enviam uma mensagem através do WhatsApp. A mensagem pode conter qualquer texto caso você ofereça apenas um canal, ou uma palavra-chave específica (por exemplo, “ESPORTE”) se houver mais de um canal disponível.
Por que os usuários precisam se registrar sozinhos?
Newsletters enviadas usando WhatsApp, assim como newsletters de e-mail, são um tipo de correio eletrônico. A mesma legislação é aplicada para eles: o destinatário deve concordar com a transmissão de mensagens. Como regra, ele faz isso armazenando o número da empresa em seus próprios contatos no spmartphone e também enviando uma mensagem opt-in para a empresa.
Além disso, esse procedimento garante que os disparos de sua Newsletter não sejam caracterizados como SPAM.
Como um assinante pode cancelar seu registro?
Assinantes podem cancelar seus registros do serviço a qualquer momento através do chat do Whatsapp.
Para fazê-lo, basta que ele envie uma mensagem de “Sair” para o contato salvo no nome de sua marca. Em seguida, ele será descadastrado da newsletter.
Para cancelar o registro de apenas um canal segmentado, o assinante deve enviar uma mensagem de “Sair <nome do canal>” e será, então, cancelado.
Preciso informar sobre como cancelar um registro?
De acordo com a legislação, você deve informar que o assinante tem direito ao cancelamento. Pelo menos ao se registrar, e idealmente a cada newsletter enviada, o usuário deve ser notificado que pode cancelar a newsletter a qualquer momento. Isso é feito através de uma mensagem de cancelamento (por exemplo, “PARAR”) e deletando o número da empresa dos contatos do usuário.
FUNÇÕES
Quais navegadores são compatíveis?
ZapCast pode ser usado com todos os navegadores comuns.
O que posso administrar e configurar em minha conta?
Diversas opções estão disponíveis para você através da sua conta ZapCast. Você pode, por exemplo:
- criar, planejar e enviar mensagens
- editar e deletar contatos
- ter uma visão geral das mensagens recebidas e enviadas
- definir e gerenciar canais
- gerenciar respostas automáticas
Configuraremos diferentes números e Chips para você.
Para quantos contatos posso enviar uma mensagem simultaneamente? Posso falar com assinantes individualmente?
O ZapCast permite que você faça disparos para um número ilimitado de contatos. Você pode enviar mensagens em massa para um grande grupo de assinantes ou também uma mensagem individual para um único contato.
Os números dos meus assinantes ficam visíveis para todos os usuários que recebem mensagens?
Não. O ZapCast utiliza a função de listas de transmissão (broadcast) para o envio de mensagens a vários contatos: essa função permite que você envie uma mensagem para vários contatos simultaneamente sem que eles tenham contato ou saibam um sobre o outro.
Posso programar minhas mensagens serem enviadas em horários específicos?
Sim. Quando você cria uma mensagem, você pode, naturalmente, determinar uma data e hora para que ela seja enviada.
Caso você não queira mais enviar a mensagem, você pode desativá-la na caixa de saída ou editá-la novamente a qualquer momento.
Posso acessar o ZapCast de qualquer lugar?
Você pode acessar o ZapCast a qualquer momento de onde você estiver. A ferramenta online também foi projetada para plataformas móveis (smartphone, tablet, notebook). Tudo o que você precisa é de uma conexão à internet. A versão móvel do ZapCast é perfeitamente adequada para você se comunicar com seus contatos, por exemplo, em eventos ou feiras.
É possível personalizar informações dentro do ZapCast?
Você pode usar o ZapCast como uma solução branded, incluindo o logo da sua empresa ou qualquer outra imagem que você deseja que seja exibida como sua imagem de perfil no WhatsApp. A ferramenta online também pode ser personificada (branded) com seu logo.
Onde meus dados são armazenados?
Todos os dados são armazenados em nossos servidores. Os dados incluem os cartões Sim (chips) e todos os números de celular de seus contatos registrados.
Caso você solicite o cancelamento de nossos serviços ou a interface API for desativada pelo WhatsApp, disponibilizaremos todos os dados a você.
O que acontece se a interface do ZapCast com o Whatsapp for desativada?
A interface entre o ZapCast e o WhatsApp (como fornecedor terceirizado) pode ser desativada a qualquer momento. Não podemos fornecer nenhuma garantia quanto a isso. Porém, todos os dados dos seus contatos são armazenados em nossos servidores, o que significa que, se a interface for desativada, todos os seus contatos ainda estarão acessíveis por meio de mensagens SMS. Isso somente será feito se solicitado por você.
Posso enviar mensagens de SMS pelo ZapCast?
Atualmente não é possível enviar mensagens de aplicativos de mensagens instantâneas e mensagens SMS através de uma única interface web. Se você quiser oferecer um serviço SMS, você pode usar nossos parceiros ou outras dezenas de fornecedores na web.
USO E DESIGN
Vale a pena utilizar o ZapCast para minha empresa?
Hoje em dia, serviços de mensagem instantânea como o Whatsapp são usados em quase todos os smartphones – e por todas as faixas etárias. As mensagens aparecem diretamente na tela do smartphone e, portanto, são percebidas como muito pessoais. Sua facilidade de uso e baixo custo fazem com que a comunicação através de serviços de mensagem como o WhatsApp seja interessante para muitos setores.
Ao decidir pelo uso de um serviço de mensagem, você deveria se perguntar as seguintes questões, entre outras: Minha empresa poderá obter vantagens com o novo canal? Que é o valor adicional que poderei oferecer a meus clientes?
Podemos recomendar serviços de mensagens em particular para os seguintes setores:
– Bancos e companhias de seguro
– Indústria de serviços alimentícios
– Saúde e fitness
– Varejo
– Imobiliário
– TI e consultoria
– Mídia e entretenimento
– Organizações sem fins lucrativos
– Setor público
– Recursos humanos
– Turismo e lazer
– Transporte e tráfego
– Clubes e setor social
O que são canais segmentados?
Canais são categorias que permitem que informações sejam enviadas de acordo com o interesse dos destinatários. Assim, você pode adaptar seu serviço aos grupos-alvo em questão de forma mais precisa e aumentar a atratividade de suas mensagens.
É recomendável utilizar vários canais?
Empresas que oferecem conteúdo relacionado a diferentes tópicos, setores ou produtos definitivamente devem criar canais individuais, nos quais também seja possível registrar-se individualmente. Isso permite que os usuários decidam por si próprios qual canal gostariam de obter de você (por exemplo, esporte, política, negócios, clima, etc.).
Quantos canais posso criar na minha conta ZapCast?
O número de canais depende do plano contratado.
Como uma mensagem de Whatsapp deve ser estruturada?
Recomendamos que o conteúdo das suas mensagens seja o mais breve e simples possível.
Nossa dica: coloque as informações de forma concisa com web links que forneçam mais detalhes. Assim, você pode apontar para tópicos relevantes e fornecer oportunidades de obter informações mais detalhadas para quem estiver interessado. A estrutura poderia ser como a seguir:
- Frase introdutória
- Manchetes e links relacionados
- Frase final/de conclusão
Além do texto, sinta-se livre para usar emojis, imagens, links, mensagens de áudio e vídeos. Isso permite que as mensagens tenham um design emotivo/emocional e pessoal.
Com que frequência devo enviar mensagens através de minha newsletter?
No Whatsapp, clientes reagem de maneira muito sensível ao número de mensagens que é enviada. O envio de muitas mensagens pode rapidamente tornar-se algo irritante, e os assinantes podem se sentir incomodados. Isso frequentemente leva a taxas de aberturas e de cliques cada vez menores, e até mesmo a cancelamentos.
Clientes que enviam entre 1 e 3 mensagens por dia têm as menores taxas de cancelamento (10%). À medida que o número de mensagens aumenta, o número de cancelamentos também cresce.
A frequência ideal é diferente para cada empresa e cada grupo-alvo. Ela pode variar de uma frequência de mensagens diária até uma semanal, ou ainda apenas uma ou duas mensagens por mês. Nossa dica: menos é mais!
LEGAL
Existe um termo de contrato mínimo?
Não, não há um prazo mínimo de contrato. Também é possível rescindir o contrato sempre no final do mês. Você pode também, inicialmente, por 14 dias usar uma conta teste gratuitamente.
Posso utilizar o Whatsapp para fins comerciais?
Uma regra fundamental é que cada fornecedor de um serviço do WhatsApp é responsável pelo conteúdo de suas mensagens. No entanto, as políticas do WhatsApp determinam como o aplicativo deve ser usado. Nas informações legais do WhatsApp (versão 25/98/2016), o uso comercial por terceiros é expressamente permitido:
“Envio Comercial de Mensagens/Mensagens Comerciais (commercial messaging). Permitiremos que você e terceiros, como empresas, se comuniquem entre si usando o WhatsApp, como por informações sobre pedidos, transações e compromissos, notificações de entrega e envio, atualizações de produtos e serviços, e marketing. Por exemplo, você pode receber informações sobre status de vôos para viagens futuras, um recibo de algo que você comprou ou uma notificação quando uma entrega seja feita. Mensagens que você poderá receber contendo marketing podem incluir uma oferta de algo que possa lhe interessar. Não queremos que você tenha uma experiência de spam; como com todas as suas mensagens, você pode gerenciar essas comunicações e nós honraremos as escolhas que você faz.”
No entanto, recomendamos que você use o WhatsApp primordialmente como um canal de informação e serviço e não como um canal de publicidade!
O que pode causar bloqueio dos meus números (cartões SIM)?
De acordo com as políticas do WhatsApp, é proibido enviar mensagens automaticamente; isso pode resultar no bloqueio dos cartões SIM.
O que posso fazer se meu cartão SIM for bloqueado pelo Whatsapp?
Se seu cartão SIM for bloqueado, tudo o que podemos fazer é fornecer outro cartão SIM a você. Os contatos ativos devem ser novamente registrados nesse novo cartão SIM. Em alguns casos, podemos oferecer a você o serviço de envio de SMS para seus contatos ativos, o qual os notifica que o seu número de WhatsApp mudou e pede que eles se registrem. Essa notificação é enviada apenas quando você a solicita.
DIVERSOS
Preciso de um smartphone para utilizar o ZapCast?
Não, o uso do ZapCast é totalmente controlado através do navegador de internet. Você não precisa nem de um smartphone nem de um número. Isso significa que várias pessoas podem cuidar do seu serviço de mensagem em paralelo.
A ferramenta online foi programada de maneira responsável. Isso significa que você pode também enviar, gerenciar e receber mensagens usando um terminal móvel enquanto você estiver na estrada.
Tenho que utilizar o número de celular da minha empresa?
Não, o ZapCast é projetado fundamentalmente para atender empresas. Além de todo o sistema, também fornecemos um número de telefone separado para operar seu serviço.
Quais plataformas móveis são suportadas?
Todos os smartphones e tablets comuns em que o WhatsApp está instalado são suportados.
Entre meus contatos registrados, posso ver apenas o número de telefone, e nenhuma informação adicional. O que isso significa?
Se apenas o número de telefone de um contato é exibido, isso significa que o contato ainda não completou todos os passos do registro. O contato inseriu seu número de celular no campo de login, mas ainda não enviou uma mensagem de “INICIAR” para o seu serviço de WhatsApp. Nesses casos, o contato não receberá nenhuma mensagem.
Se você tem um número de contatos que não completaram seus registros, você pode enviar a eles outro lembrete por SMS. Para fazer isso, por favor entre em contato com seu contato de vendas ZapCast ou com nosso Atendimento ao Cliente no suporte@zapcast.com.br
Gostaria de saber mais?
Os especialistas do ZapCast terão prazer em aconselhar você e responder às suas perguntas em suporte@zapcast.com.br. Contate-nos – estamos ansiosos para ouvir de você!